A PROFISSÃO DO AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Funções:

Entre outras coisas, o Auxiliar Administrativo executa serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços gerais de escritório.

Formação Básica

Para atuar como auxiliar administrativo, é preciso ter no mínimo o Ensino Médio completo, de preferência na área técnica, além de noções em informática. Na maioria das empresas, estar realizando um curso Superior conta muitos pontos a favor.

Mercado de Trabalho

Nos últimos anos houve um aumento do número de empregos no mercado formal nesta área, no entanto as preferências são dadas aos profissionais com alguma experiência, ou que tenham cursos de especialização.

Os salários variam entre o mínimo R$ 545,00 e R$ 1.350,00, dependendo do setor de atuação, do porte e do Estado de domicílio da empresa.

O Curso

O Curso é ministrado por professores com formação acadêmica de nível superior. As aulas de base teórica são acompanhadas de vídeos com abordagens práticas exemplificadas através de situações do cotidiano.

Por exemplo, veremos em vídeos várias condutas condenáveis praticadas por profissionais no ambiente de trabalho. Na aula relativa as Rotinas do Auxiliar Administrativo no Departamento Pessoal, estudaremos e assistiremos em vídeos as situações relativas as demissões ocorridas com Bruno (jogador do flamengo) após a decretação de sua prisão; a demissão da professora Jaqueline durante sua apresentação no palco da banda baiana "O Troco"; e diversas outras circunstâncias.


DEPOIMENTO:

Eu já fui auxiliar administrativo em um empresa metálurgica, e tinha como principal função criar os catálogos dos produtos, ia de um setor a outro pegar informações sobre os produtos pra catalogar corretamente. É uma função que não tem um foco especifico. Digamos que você é uma pessoa que vai fazer “serviços gerais” mas que envolvam conhecimento em informática dentre outros conhecimentos.

Mas ser auxiliar administrativo é um tipo de trabalho que permite muitas vezes, conhecer todos os setores de uma empresa, aprender muito, e consequentemente subir na carreira! Foi através da minha função de auxiliar administrativo, que consegui entender como uma indústria realmente funciona, entender o que o setor financeiro, administrativo e o setor pessoal faz na prática. Por isso, aproveite e aprenda muito na função de auxiliar administrativo!

Tiago Ferreira Gomes – Vitória da Conquista-Ba.